belladare dicas

Lua de Mel - Alemanha | Belladare

sábado, 25 de julho de 2015 - 09:00 hs belladarenoivas

Bom, se tem um país pelo qual eu sou apaixonada (fora nossa terrinha brasileira, claro) é a Alemanha. Estudei a língua por cinco anos, sou apaixonada pelas bandas de lá (principalmente as que cantam em sua língua mãe), e toda a educação alemã me deixam apaixonada. Aliás, aquela velha história que alemão é mais seco, acho que é por que nós brasileiros somos muito abertos, e estranhamos outros jeitos - e isso não é somente com alemães, mas com franceses e italianos, por exemplo, também.


Mais um dos países da Europa Central, a Alemanha país é membro das Nações Unidas, da OTAN, G8, G20, da OCDE e da OMC. É uma grande potência com a quarta maior economia do mundo por PIB nominal e a quinta maior emparidade do poder de compra. É o segundo maior exportador e o segundo maior importador de mercadorias. Em termos absolutos, a Alemanha atribui o segundo maior orçamento anual de ajudas ao desenvolvimento no mundo, enquanto está em sexto lugar em despesas militares. Ufa!!! Pois um dos países mais ricos, também é um dos mais ricos em educação! Com quase 100% de seus mais de 80milhões de nativos alfabetizados, a Alemanha está em 15º lugar no exame internacional Pisa, que avalia o desempenho de estudantes em ciências, matemática e leitura em 65 países. O Brasil está no final da fila no Pisa, em 58º lugar, atrás de países como Cazaquistão e Albânia!!! Triste fato, mas real...


Sua história é mais acida: Na década de 1930, Hitler assumiu o poder na Alemanha e implantou o nazismo. Investiu pesado no militarismo, conduzindo a Alemanha, em 1939, à Segunda Guerra Mundial, em conjunto com Itália e Japão. Mais uma vez derrotada, a Alemanha saiu arrasada do conflito.

Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas partes: Alemanha Ocidental (capitalista) e Oriental (socialista). A reunificação ocorreu apenas em 1990, com a queda do Muro de Berlim e a crise do socialismo.


Após algumas curiosidades, quero incluir aqui um texto: é uma participação especial da minha muito querida professora. Poliglota, extremamente inteligente, a Adriana me ensinou muito do alemão - tanto sua língua, quanto de sua cultura. Ela já viajou muuuuitos pedaços desse mundo lindo, mas a Alemanha, sem duvida é um dos lugares favoritos! Aqui seguem algumas dicas de quem conhece bem e sabe onde ir!


"Lua de Mel na Alemanha? Para quem associa casamento à idéia de conto de fadas, castelos e romance, a Alemanha oferece tudo isso. Que tal um passeio pela Estrada Romantica, pela Estrada dos Contos de Fadas ou ainda pela Estrada dos Castelos?

Vamos começar pela Estrada Romantica, ela começa em Wurzburg e termina Füssen. Pela minha experiência eu destacaria Rothenburg ob der Tauber, um encanto, parece casa de boneca e Füssen onde é possível visitar o Schloss Neuschwanstein: o castelo que inspirou o Walt Disney para criar o castelo da Cinderela!
Conhecida como a "mais famosa atração para turistas na Alemanha", possui muitos visitantes anualmente.

Lá você pode optar em usar:

Bicicleta: Existe ciclovias que ligam todas as cidades.
Onibus: De abril a outubro é possível conhecer a rota toda com um ônibus especial para o trajeto.
Trem: Acesso apenas nas principais cidades da rota, mas é possível fazer uma combinação de trem e ônibus intermunicipais entre outras cidades.
ou automóvel: A melhor forma de fazer o percurso, já que o transporte público tem pouca frequência em algumas cidades. Como as regiões são bem próximas, é possível fazer a rota em apenas 3 dias de carro.

Aqui vai um vídeo mostrado um pouco mais da Romantische Strasse:



Em relação a Estrada dos Contos de Fadas, Bremen é a cidade dos irmãos Grimm autores dos mais famosos contos de Fadas como Rapunzel, Chapéuzinho Vermelho, A Bela Adormecida e Branca de Neve, João e Maria, entre outros que com certeza fizeram parte da sua infancia. Posto aqui um vídeo mais longo e apesar de sua narração estar baixinha e com um sotaque mais arrastado, vale pelas lindas imagens. Vem conhecer Bremen!



A rota dos Castelos também é bem legal, eu amo Heidelberg, considero uma das cidades mais bonitas da Alemanha, Nuremberg é muito bonita também com a cidade antiga é cercada por um muro. Em Munique não deixe de visitar as cervejarias!

Ainda não acabou, acho que seria necessário uma Lua de Mel eterna para ver tudo de bom que a Alemanha tem! Vamos a rota dos Alpes, esta é maravilhosa, não só montanhas, mas lagos também, Lindau é linda e lá você pode visitar a ilha de Mainau e seus jardins, imagine em maio, mês das noivas!
Quase todo o percurso da Deutsche Alpenstraße (Rota dos Alpes) pode ser feito de bicicleta, caminhadas, esqui, e outras atividades de inverno. Se você quiser relaxar, as cidades de Bad Tölz e Bad Reichenhall foram feitas para pessoas que querem  aproveitar a vida dos Alpes, com vários spas e piscinas aquecidas.
A rota é fantástica e recomendo de 5 a 7 dias para percorrê-la.

Para os que não são tão romanticos, que curtem uma cidade com uma vida cultural intensa e um astral muito legal, sempre haverá Berlim! É uma outra Alemanha, mas tão legal quanto...

Pegando um trem em Berlim, em cerca de 2 horas pode-se e deve-se visitar Dresden, a cidade foi reconstruida após a segunda guerra e é encantadora também."

Acho que precisa de uma lua de mel eterna mesmo pra visitar tudo!!! rs... eu acrescento mais uma: Colonia. Lembram que eu falei da catedral de Colonia ou Kölner Dom? Pois é, na minha opinião, nenhuma outra construção é mais bela do que ela. Começou a ser construída no século XIII e com as interrupções, levou mais de 600 anos para ser concluída. Com tanto tempo de construção, só podia ter saído uma construção não menos que perfeita, né? Se quiser conhecer mais da história dela, clica aqui!

Estando na Alemanha, uma das coisas legais de se saber e usar é a cordialidade. Alemães são cordiais, alemães não tratam as pessoas pelo 'você', é sempre por 'senhor'. E a lingua não é tão dificil quanto parece ser: por mais que algumas palavras com muito mais consoantes do que vogais assustarem, é bem mais tranquilo do que você imagina! Vou dar umas dicas:

EI - fala-se 'ai' - heißen
EU - fala-se 'ói' - Deustch
Ä - Som de 'e' - Bäckerei
Ö - Som de 'oe' - Özil
Ü - Som de 'ui' - Tür
V - Som de 'f' - Volk
W - Som de 'v' - Wagen
ß - Não, ele não é um B deformado,  ele é pronunciado como 'éss-tsét', e faz o som de dois 'ss', como você ouviu em heißen lá em cima.

(Heißen - do verbo chamar: Ich heiße Juliana/ Deustch - alemão/ Bäckerei - padaria/ Özil - Mesut Özil, jogador de futebol/ Tür - porta/ Volk - pessoas/ Wagen - carro e sim, Volkswagen pronuncia-se 'folksvagen'!)

Romantische Straße


Bremen

Kölner Dom

Neuschwanstein

Bem, peço desculpas pelo enorme texto, mas a Alemanha realmente me inspira! Espero que vocês tenham gostado do texto, vídeos e imagens! 

E agora, qual o lugar que você mais gostaria de ver aqui?? Conta pra gente!

Beijos meninas, até a próxima!
Juliana Amaral - Equipe Belladare

0 comentários

Tecnologia do Blogger.

Postagens anteriores